domingo, 30 de novembro de 2008

.:Elimine o lixo desnecessário do seu HD e libere espaço no disco.

Veja como se livrar de arquivos temporários, restos da instalação de programas e do lixo que fica da navegação pela web.


Mesmo com os HDs cada vez mais espaçosos não estranhe se o seu computador cedo ou tarde acusar falta de espaço. Os aplicativos estão cada vez mais rechonchudos, o conteúdo multimídia prolifera feito praga e muitas vezes, acabamos acumulando um grande número de arquivos desnecessários, mesmo sem nos dar conta disso.

Navegar na web ou instalar programas são atividades que podem gerar muitos arquivos inúteis na pasta Temp, de difícil localização (normalmente, ela fica em Documents and Settings\nome_ do_usuário\Configurações Locais\Temp). E o Windows simplesmente ignora essa pasta quando você o instrui a remover arquivos temporários. E ela vai inchando, inchando, e devorando preciosos megabytes.

A imagem abaixo representa o estado atual do HD do meu desktop. Trata-se de um PC corporativo no qual, por medida de segurança, não há permissão para instalar aplicativo algum. Mesmo assim, note que mais de 280 MB estão deperdiçados com arquivos temporários, resultados da navegação web ou mesmo da criação de arquivos temporários dos mais diversos tipos.

Para liberar tal espaço, no Windows Explorer, clique com o botão direito no drive C: (ou outra unidade, se for o caso), selecione a opção Propriedades, abra a guia Geral e clique no botão Limpeza de Disco.

Embora esta ferramenta remova arquivos inúteis e, portanto, libere espaço, nem sempre elimina todo o lixo na pasta de arquivos Temp sob Configurações Locais.

>Pasta Temp: arquivos de trabalho, de instalação e
vestígios de navegação na web<

Você pode ser obrigado a excluir estes arquivos órfãos manualmente: para fazer isso, feche todos os programas, vá até a pasta, pressione as teclas Ctrl e A para selecionar todos os arquivos e pressione Delete.

Se mesmo assim você quiser saber que aplicações ou pastas estão ocupando lugar demais, experimente o gratuito TreeSize Free. Fácil de usar, ele mostra um relatório detalhado de suas pastas e subpastas e o espaço que elas ocupam no HD.

Ao ser instalado, o Microsoft Office 2003 cria a pasta MSOCACHE na qual são gravados arquivos necessários para adição de nova funcionalidade da suíte sem que se precise usar os discos originais do software. Caso não se importe de precisar usar esses discos, saiba que poderá recuperar cerca de 300 MB.

Para isso, utilize a ferramenta de limpeza do disco do próprio Windows. Clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema e Limpeza do Disco. Selecione a opção Arquivos de Instalação do Office na aba Limpeza de disco e clique em OK.


Conteúdo duplicado
Que atire a primeira pedra quem tem certeza de não possuir uma música ou vídeo duplicado na coleção multimídia. Gerenciar esse conteúdo, ainda mais quando o nome dos arquivos são manipulados pelos usuários, pode ser algo complexo. Por impulso, quando navegamos nos sites de compartilhamento de conteúdo, acabamos baixando músicas que nos agradam e que podem já ter sido baixadas anteriormente. Isso é comum principalmente quando se tem um coleção de canções muito grande.

Para resolver esse problema, é possível utilizar o shareware (porém gratuito durante 30 dias na versão Trial) EF Duplicate MP3 Finder (em inglês, mas muito fácil de usar). Uma vez instalado, é necessário ‘configurar’ o aplicativo para que ele faça a busca de acordo com os parâmetros desejados.


E já que acabou com as faixas duplicadas, por que não aproveita para colocar sua biblioteca de músicas em ordem? Uma boa forma de fazer isso é utilizar o gratuito MediaMonkey. Este excelente organizador oferece um grande número de funcionalidade tais como reprodução, ripagem, sincronia com iPod e outros tocadores MP3 e um editor de tags – que vai ser muito útil na organização de suas canções.

0 Pessoas comentaram:

.::Raposa Blog ::.