sexta-feira, 28 de novembro de 2008

.:Guia ilustrado de sistemas operacionais de smartphones


Você está cada vez mais próximo de comprar um smartphone. Não apenas porque eles oferecem muito mais – e-mail, navegação decente na web e aplicativos que podem ser baixados – do que recursos telefônicos bobos, mas porque estão mais baratos do que nunca. Confira uma visão geral das opções disponíveis (nunca houve tantas), por que você as escolheria e por que elas podem lhe ser uma droga.


ANDROID, do Google
Estreante formidável na terra dos smartphones, o Android é a plataforma mobile do Google, de código aberto e baseado em Linux, destinado a trazer internet de verdade e constantemente conectada aos telefones. Apesar de estrear somente em um único aparelho, o G1, da HTC, espere para ver o sistema operacional livre em muitos celulares – da HTC, da Motorola e de outros. É totalmente moderno e poderoso, e o fato de ser de código aberto torna-o incrivelmente atraente a alguns desenvolvedores – assim, a maioria dos indícios aponta para aplicações fantásticas e internet móvel.

Por que você vai usá-lo.Diferente de BlackBerry, iPhone ou Windows Mobile, não há limites para os aplicativos que os desenvolvedores podem criar. Sua grande força é o poder que os desenvolvedores têm – esperamos ver alguns dos mais loucos e inovadores aplicativos chegarem ao Android primeiro. Você terá muitas opções de hardware e qualquer entrada que quiser – touchscreen, QWERTY, o que seja – quando a bola começar a rolar. É o telefone geek definitivo.

Por que é uma droga.Os desenvolvedores têm que tapar um monte de buracos já de cara, como a completa falta de recursos corporativos. Se eles não conseguirem passar por isso, o sistema pode fracassar. Não tão elegante como o iPhone (mas bate, vamos dizer, o Windows Mobile, com sobras), ainda não passa no teste “da mãe”.

BLACKBERRY, da RIM
O BlackBerry, da Research in Motion, começou como um louvado pager de via dupla (two-way) antes de se transformar no que a maioria considera o melhor smartphone para e-mail. É também uma validação brilhante de um modelo firmemente integrado de hardware/software – eles fazem os aparelhos, eles fazem o sistema operacional. Antes, era um celular que corporações davam a pessoas de ternos por causa do BlackBerry Enterprise Server (que faz a integração ao e-mail da empresa), do suporte ao Exchange e da alta segurança. Mas agora ele é cada vez mais popular com pessoas “de verdade”. O BlackBerry Bold oferece a última versão do sistema padrão, enquanto o recém-anunciado Storm usa uma modificada para a touchscreen.

Por que você vai usá-lo.Oferece a melhor experiência com e-mail – em parte graças aos seus teclados tradicionalmente fantásticos, de forma que o Storm, com touchscreen, representa um certo risco. O sistema é realmente fácil de usar, com tudo claramente apresentado em fileiras e fileiras de ícones. Há uma razão pela qual ele ultrapassou o Windows Mobile no mercado e é a escolha das empresas. A RIM parece dedicada a aumentar sua já sólida comunidade de desenvolvedores, então aguarde ainda mais aplicativos legais no futuro. (Você consegue sacar um padrão, com a importância dos aplicativos?)

Por que é uma droga.É totalmente fechado e proprietário. Você precisa comprar um aparelho BlackBerry para ter o sistema. Se você não usa Bold, Storm ou Flip Pearl, não é tão sexy e pode parecer datado facilmente. Além disso, em modelos passados, a experiência com navegação na web era um completo lixo. Conquistando apenas agora espaço como um aparelho para o consumidor final, não é centrado em mídia como alguns outros, mas felizmente isso também está mudando.

IPHONE OS X, da Apple
Alguns haters ainda dizem que o iPhone não é de fato um smartphone, mas, para efeitos práticos, ele é. Rodando uma versão básica, mas autêntica, do Mac OS X, é um dos sistemas mais poderosos e modernos.

Por que você vai usá-lo.É o smartphone mais atraente e usável por aí, ponto. Tem o melhor browser mobile, em grande parte graças à navegação com multitoque. Mas seu recurso mortal é provavelmente a capacidade de rodar aplicativos de terceiros, que saem de uma das comunidades de desenvolvedores mais vibrantes e são muitas vezes – mas nem sempre – realmente úteis. Sem falar que, sendo um iPod, é também o melhor telefone de música do planeta – ao menos até que o misterioso celular do Zune apareça.

Por que é uma droga.Sendo tão poderoso e moderno, não pode fazer coisas que mesmo celulares mais toscos fazem, como MMS ou copiar e colar, algo básico em smartphone. E-mail e recursos corporativos não chegam aos padrões do BlackBerry – não há busca de e-mail, entre outras deficiências. A Apple controla o sistema rigidamente, o que pode prejudicar desenvolvimento e inovação. E todo o processo de fazer uma chamada telefônica em si ainda é meio ruim.

WINDOWS MOBILE, da Microsoft
Diferente da relação entre o iPhone e o OS X, a única coisa que o sistema operacional da Microsoft compartilha com o Windows para desktops é o nome. Ele tem raízes no Windows CE e originalmente usou o nome Pocket PC antes de se tornar Windows Mobile. Voltado mais a uso corporativo, sua versão atual é a 6.1, e conta com edições para touchscreen e tela comum. Recentemente perdeu mercado para o BlackBerry, da RIM.

Por que você vai usá-lo.Obstinados acreditam no seu poder, ainda que não seja tão fácil para qualquer Zé pegar e usá-lo. Ele roda em handsets de várias fabricantes e, diferente de como funciona com as plataformas do BlackBerry e do iPhone, você pode montar seu próprio aparelho para executá-lo. Assim, muitos dos mais avançados hardwares móveis que você ainda verá rodam Windows Mobile, incluindo o HTC Touch HD e o Sony Xperia X1. Tem uma alma corporativa, é projetado para usuários business e tem aplicativos especializados (no campo médico, por exemplo), que alguns profissionais precisam usar e não conseguem com outro sistema.

Por que é uma droga.Há uma razão pela qual fabricantes de handsets premium com Windows Moible tornaram-se mais e mais hábeis em cobrir a interface de uso do sistema: ela é terrível, principalmente quando se fala em navegação por toque. Não é um grande telefone para mídia, tem um navegador nativo horrível, e sua aparência também não atrai. Infelizmente a próxima versão, WM7, está a mais de um ano de distância.

PALM GARNET
Sem querer entrar na complicada história de acertos, aquisições e divisões da empresa, a história do Palm OS remete-nos a 1996, quando ele rodava nos PDAs da Palm. Praticamente morto, seu último hurra foi no Centro, antes de a Palm adotar o Windows Mobile. A versão seguinte, baseada em Linux, está supostamente a caminho, mas já foi adiada muitas vezes.

Por que você vai usá-lo.Apesar de datado, o Palm OS é um bom ponto de partida para smartphones, daí o sucesso do barato aparelho Centro. O aprendizado é fácil, e ele oferece a maioria dos recursos que você espera de um smartphone, ainda que pareça estar preso em 1996.

Por que é uma droga.Ãh, está praticamente morto. Você provavelmente não o verá em outro telefone pós-Centro, os aparelhos mais caros da Palm usam Windows Mobile, e os prospectos sobre a nova versão, supostamente a caminho, são incertos.

SYMBIAN, da Nokia
O Symbiam é a plataforma de smartphone mais popular do mundo, graças à Nokia. A variação mais proeminente hoje é a S60. Apesar de não parecer tão onipresente nos Estados Unidos, é muito comum nos outros países. Ele roda em hardwares seriamente animais, como a série N da Nokia, e tem uma sólida comunidade de desenvolvedores, embora a parte gratuita não seja tão grande quanto as das outras plataformas.

Por que você vai usá-lo.Você pulou o lance do “smartphone mais popular do mundo”? Compre um telefone multimídia da Nokia, e você comprará o Symbian. Ele oferece muitos dos melhores recursos de smartphone – poderosos e-mail, web e agenda, além de uma grande comunidade global de desenvolvimento – em um pacote que é muito mais usável do que o Windows Mobile. Funciona com Macs com bem menos problemas do que o sistema da Microsoft.

Por que é uma droga.Pode ser excessivamente complicado e ainda não é tão fácil de usar como o BlackBerry ou o iPhone. Se você não usa um hardware realmente sólido, ele pode ser bem lento. Conectar-se à web pode ser irritante. E, apesar de ser usado em handsets de alguns outros fabricantes, na maioria dos casos é bom você gostar de hardware da Nokia.
Basicamente é esse o cenário, ao menos por enquanto.

0 Pessoas comentaram:

.::Raposa Blog ::.