sexta-feira, 28 de novembro de 2008

.:O novo hit do Wii

O controle da plataforma de videogame mais esperto do mundo agora virou instrumento musical
A primeira revolução veio em 2007, quando o norte-americano Johnny Chung Lee, da Universidade Carnegie Mellon, criou um programa que possibilitava usar o controle de um videogame para outras funções, como controlar o computador (no lugar do mouse) ou escrever em uma lousa eletrônica. A plataforma em questão era o Wii, da Nintendo, e o esquema todo foi registrado em vídeo. Daí para que ele caísse na rede - e na boca do povo - não demorou muito. Começava a segunda revolução.


A divulgação pela internet fez com que surgissem ainda mais funções para o Wii Remote ou Wiimote - até junho, cerca de 30 milhões de Wii Remotes avulsos foram vendidos. Dentre elas, a música. Se Lee foi o responsável pelo "desbloqueio" do Wiimote, a banda norte-americana The Wiitles (um trocadilho com o grupo inglês The Beatles) e a brasileira Lens Kraftone foram os mentores da propagação do uso musical do controle.

Os americanos apostaram tudo na nova tendência, tanto que têm Wii até no nome. Eles usam o Wiimote como instrumento exclusivo - para o som da guitarra, bateria, do contrabaixo e para os efeitos sonoros do vocal. Já os brasileiros formaram o grupo antes e já faziam shows nas noites cariocas, até que descobriram o controle e adaptaram nele da bateria ao cavaquinho. Não pararam de aprender novas técnicas "wiimotianas" e passaram a misturar tudo: enquanto a vocalista Marion Lemmonier dá o som do cavaquinho no controle do Wii, o saxofonista Mario PC toca um saxofone real. Depois troca tudo. E o guitarrista Pedro Guedes pode fazer um solo com o Wiimote, enquanto o DJ Guto sai de trás de sua pick-up e arrisca seus "scratches" no controle.

Outra diferença entre as bandas, além do uniforme composto por aventais brancos usados por todos os integrantes do grupo americano, são as bases musicais. The Wiitles é completamente inspirado pelo rock e pop, já Lens Kraftone vai do jazz à música eletrônica, principalmente house. E teve mais gente fazendo experimentos com o Wiimote. A produtora de mídia paulistana Colméia criou instrumentos ainda mais inusitados a partir do controle: o Wiirimbau e o Wiigogô, versão Wii de berimbau e agogô, respectivamente. Quem disse que o videogame não faz bem para o cérebro?

COMO FAZER BARULHO COM O WIIMOTE
1) Equipamento básico: ter em mãos o controle do Wii e um computador com conexão bluetooth
2) Software: existem vários programas de interface entre o controle e o PC. Alguns só se comunicam com Macintosh, como o OSCulator. Outros, como o Sockate, criado pela produtora de mídia Colméia, podem ser sincronizados até com o celular
3) Configuração: aqui você vai precisar dos instrumentos originais para gravar o som. Por exemplo, se você quiser o som de guitarra, terá de apresentá-lo ao programa. Algumas dessas notas também estão disponíveis em bancos de sons na internet. Assim, você poderá determinar que, a cada vez que o controle for inclinado para o lado direito, emita a nota sol. O último passo é criar habilidade com o controle.

0 Pessoas comentaram:

.::Raposa Blog ::.