domingo, 23 de novembro de 2008

Placas de Vídeo:quais as melhores opções?

Antes de comprar, saiba o que você quer e descubra a placa adequada para o seu perfil!

Escolher uma placa de vídeo nova é um momento feliz, porém dramático para qualquer pessoa. Quando o número na etiqueta de preço de uma peça de hardware tem, na melhor das hipóteses, três dígitos, qualquer decisão é muito delicada e envolve diversos aspectos a serem observados e considerados na escolha do produto que combina as melhores características para sua faixa de preço.

Fabricantes e Montadoras

Basicamente há duas fabricantes de processadores gráficos: ATI e nVidia, as duas gigantes. Apesar de estas marcas serem famosas em todo o mundo, dificilmente você encontrará uma placa original das fabricantes.

Na verdade, o mercado da informática está saturado de montadoras de placas de vídeo, as quais combinam o processador principal das fabricantes com diversos componentes diferentes. Isso resulta em uma certa confusão para o comprador, que tem de saber qual marca oferece modelos com configurações boas o suficiente para executar o que você deseja.

Algumas montadoras optam por produzir placas apenas da ATI e outras apenas da nVidia. Entretanto há algumas marcas que montam placas das duas marcas. Independente de marca, quem sai beneficiado com esta enorme variedade de opções é o usuário, que tem liberdade para escolher aquela que melhor agrada você.


Tipo de slot

O chamado “slot” nada mais é do que o encaixe da placa de vídeo. Atualmente, as placas-mãe possuem o padrão PCI-Express, o qual tem o melhor desempenho para as tarefas gráficas. Antigamente o padrão utilizado era o AGP, que foi abandonado devido ao surgimento do PCI-Express. Antes de pensar em comprar uma placa, você tem de averiguar qual o tipo do seu slot.

Saiba que se você for comprar uma placa do tipo AGP, terá de desembolsar um valor consideravelmente alto, visto que as montadoras abandonaram o padrão, e com isso as últimas peças do mercado tiveram seu preço um tanto elevado. Além disso, não há placas de última geração com o slot AGP, portanto você terá de adquirir uma placa um pouco desatualizada.

Já os usuários que possuem uma placa-mãe com slot PCI-Express têm a vantagem de possuir uma vasta quantidade de placas a disposição. Vale ressaltar que o mercado de hardware é um dos mais dinâmicos da atualidade, portanto as faixas de preço podem se alterar de um dia para o outro, literalmente. E ainda: não confunda PCI com PCI-Express. A primeira é mais obsoleta que a AGP!

Perfil doméstico

Se você é um usuário que utiliza seu computador apenas para navegar na internet, criar documentos, ouvir músicas e fazer tarefas simples, saiba que a aquisição de uma boa placa de vídeo não é recomendada para seu perfil. Todas as tarefas que você quiser realizar são possíveis em uma simples placa onboard, que você já deve possuir em seu computador.



Perfil empresarial

GeForce 9800GT: Potência de sobra para trabalhar com programas gráficosCaso você esteja procurando uma placa para editar imagens, vídeos e outras tarefas na parte de design, não tenha dúvida que uma placa de vídeo offboard é fundamental para você. Frisa-se principalmente a importância de uma boa placa, em decorrência dos novos programas — como o Adobe Photoshop CS4 — que já trabalham com ferramentas tridimensionais.

Placas recomendadas: GeForce 8600GT ou superior/ ATI HD2600XT ou superior.

Perfil gamer

Como o próprio nome sugere, os usuários que se encaixam neste grupo são aqueles que procuram se divertir com os mais diversos tipos de games. Obviamente que você não precisa da melhor placa disponível no mercado para executar os jogos mais recentes, porém caso esteja procurando por tecnologias recentes, uma placa top — como uma GeForce 98000GTX ou uma ATI HD3870 — talvez seja a indicada para você.

Placas recomendadas: Placas da série GeForce 8 ou 9/Placas da série ATI HD2000 ou 3000.

Sapphire ATI HD4870 - Apenas para o perfil entusiasta!


Perfil entusiasta

O último perfil é destinado ao público que deseja executar todos os jogos tops em configurações máximas. Os usuários deste grupo podem preparar seu bolso, pois placas deste porte ultrapassam tranquilamente o valor de mil reais. Portanto, se você pretende executar games como Crysis com altas resoluções e os níveis mais altos dos filtros ativos, opte por uma das placas abaixo.

Placas recomendadas: GeForce GTX260 ou GeForce GTX280/ATI HD 4850 ou ATI HD4870.


Gostou da postagem?

Comente!

0 Pessoas comentaram: