segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

.:Como escolher uma câmera digital.

As câmeras digitais atuais vêm com um monte de recursos, tornando cada vez mais fácil a tarefa de tirar boas fotos. O difícil é escolher a câmera certa.
Como comprar uma câmera digital




O mito do megapixel
Muitos megapixels não significam melhor qualidade de imagem mas sim maior flexibilidade ao fazer ampliações grandes ou cortar um detalhe da foto. Se você quer fotos 10 x 15 cm, uma câmera de 6 megapixels é mais que suficiente.

Dê o zoom
Procure por zoom óptico e ignore o zoom digital. O zoom digital até oferece maior aproximação, mas destrói a qualidade da imagem.

Fique firme
Modelos com estabilização de imagem ajudam a evitar fotos tremidas. E várias câmeras novas têm identificadores de faces e até de sorrisos, para evitar errar o foco.

Visor óptico
Um item essencial ao fotografar em situações com muita luminosidade (quando é difícil ver o LCD). Entretanto, a maioria das câmeras portáteis vem apenas com um visor LCD e não inclui o visor óptico.

Modos de fotografia
Grande parte das câmeras tem modos de fotografia que configuram o equipamento dependendo da situação. Um modo Retrato mantém o foco na pessoa e desfoca o fundo; um modo Esportes é bom para cliques em cenas rápidas.

Se você gosta de brincar com as configurações da câmera, procure por um modelo com modo de fotografia manual.

Baterias
Algumas câmeras usam pilhas AA convencionais, outras vêm com baterias recarregáveis proprietárias. Leve isso em consideração e veja se será preciso ter uma bateria extra à mão em uma emergência. As pilhas AA são mais fáceis de encontrar, e dá para usar as recarregáveis. Uma bateria recarregável pode durar mais que as AA, mas é mais cara para substituir.

Formato de arquivo
A maioria das câmeras usa o formato JPEG, mais comum. Poucas usam o RAW, ideal para usuários que querem editar as imagens.

Cartão de memória
As câmeras precisam de um cartão de memória, na maioria das vezes padrão SD (Secure Digital). Os cartões que vêm com as câmeras costumam ter pouca capacidade, então você precisa ter um com mais capacidade (pelo menos 1 GB).

Pacotes de software
Quase todas as câmeras funcionam com o iPhone para importação de fotos da máquina. Também dá para usar um leitor de cartões para descarregar as imagens.

A maioria das câmeras vem com software, mas quase sempre as versões para Mac são desatualizadas. A melhor escolha é usar o iPhoto para gerenciar suas fotos e fazer pequenos ajustes.

Vídeo
A maioria das câmeras populares permite gravar vídeos com resolução de 640 x 480 ou 320 x 240 pixels. A qualidade não é tão boa como uma filmadora, mas quebra um galho. Modelos muito baratos não têm esse recurso.


0 Pessoas comentaram:

.::Raposa Blog ::.