sábado, 6 de dezembro de 2008

.:Do MP3 ao MP11.

MP3


Com o sucesso da tecnologia da extensão .mp3, surgiram os MP3 Players, aparelhos simples, de tela pequena e capacidade de armazenamento variável. São capazes de reproduzir, além de arquivos de áudio em .mp3, também os de extensão .wav (WAVE) e .wma (Windows Media Audio).


MP4

A confusão começa no MP4 Player, que além de música, exibe vídeos. A partir daí, os vendedores acharam que, a cada recurso acrescentado, o número depois de MP poderia ser aumentado para indicar o número de funções no aparelho.

Existe, sim, um formato de arquivo de áudio e vídeo .mp4. Porém, a maioria dos MP4 Players são incompatíveis com o formato e reproduzem apenas alguns arquivos de vídeo simples, como .mtv ou .amv. O MP4 Player da foto é um Sony Walkman original, um dos poucos do mercado compatíveis com arquivos MPEG-4, dentre outros formatos.

MP5

Já que virou consenso achar que MP4 era 'a nova geração do MP3 só que com vídeo', criaram um aparelhinho que, além dos recursos do MP3 e MP4, também tinha câmera digital e game. Assim surgiu o MP5, que não representa qualquer extensão de arquivo, apenas uma suposta 'evolução' dos MP4.

MP6

A história não parou por aí e surgiu o MP6: um MP5 que também funciona como celular. Alguns também oferecem suporte a Bluetooth, Java e GPRS.

MP7

Os recursos que são adicionados a cada aparelho 'evoluído' difere entre os fabricantes. Por exemplo, os MP7 oferecem TV gratuita (com uma antena externa) ou um celular com entrada para dois chips ou mesmo as duas coisas. Uma filmadora digital foi inserida em alguma dessas versões.

MP8

Alguns MP8 têm tela sensível ao toque e outros oferecem duas câmeras digitais.

MP9

Há MP9s que prometem suporte 3G, acelerômetro - sensor que muda a posição da imagem automaticamente quando colocado na vertical ou horizontal - e até garantem que gravam a programação da TV e de rádios FM.

MP10 e MP11

A confusão é tanta que já criaram o MP10 e o MP11. Além de contar com as mesmas funcionalidades dos anteriores, ambos oferecem a função "Music Shake", que troca de música ou de imagem com um movimento lateral do aparelho. Aparentemente, os nomes diferentes só servem para confundir o comprador.

0 Pessoas comentaram:

.::Raposa Blog ::.