quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

.:Por que alguns celulares desbloqueados não funcionam com todas as operadoras?


Você resolveu desbloquear seu celular para usar em outra operadora. Foi até a loja, desbloqueou o telefone, comprou um novo chip e... nada. O celular não funciona, e a única mensagem que aparece em seu visor é o "somente emergência". O que será que aconteceu?

Provavelmente você ter escolheu uma operadora incompatível com a freqüência de seu aparelho. No Brasil, os telefones celulares GSM operam em 850 MHz, 900 MHz, 1800 MHz e 1900 MHz, e em cada região as operadoras têm suas freqüências específicas de transmissão, adquiridas em leilões realizados pelo governo.

É tudo uma questão de ordem: uma operadora com autorização para funcionar em 900MHz em São Paulo não usará a freqüência determinada para sua concorrente, e vice-versa.

No mercado existem uma grande quantidade de celulares de todos os fabricantes compatíveis com as quatro freqüências usadas para telefonia. Mas se seu aparelho reconhecer apenas duas ou três bandas, ele pode não funcionar em outras redes. Por exemplo, um celular que trabalhe em 900 MHz, 1800 MHz e 1900 MHz não reconhecerá uma operadora que use a freqüência de 850 MHz.

Os telefones geralmente são compatíveis com mais de uma banda para suportar todas as freqüências usadas pelas operadoras, que podem variar de região para região.

Tantos números podem parecer uma tremenda complicação, mas é só ficar atento às caracteristicas de seu aparelho e da operadora escolhida para evitar dores de cabeça.

0 Pessoas comentaram:

.::Raposa Blog ::.