sábado, 29 de novembro de 2008

.:Como funcionam as mensagens subliminares?

Informação oculta
Subliminares são as mensagens que são enviadas abaixo dos limites da percepção e que podem influenciar nossas escolhas e atitudes posteriores. A teoria remonta ao filósofo grego Demócrito (460-370 a.C.), mas foi somente em 1919 que a psicologia provou que esses estímulos têm o mesmo efeito da hipnose sobre o comportamento.



Em 1959, o publicitário Jim Vicary levou a pesquisa para as ruas: durante uma sessão do filme 'Férias de Amor' em Nova Jersey, nos Estados Unidos, projetou frases como 'Beba Coca-Cola' em uma velocidade de 1/3.000 de segundo, imperceptíveis pela consciência, aumentando as vendas do refrigerante nas mediações do cinema. A partir de então, capas de revistas, comerciais e propaganda eleitoral passaram a empregar a técnica dissimuladamente, até serem denunciados pelo psicólogo canadense Wilson Brian Key.

Fisiologicamente, o olho humano tem as células chamadas bastonetes, que formam a visão periférica, e as chamadas cones, que constituem o foco de visão consciente. O material explícito é percebido pelos cones, enquanto os subliminares são rastreados pelos bastonetes. O mesmo acontece com o ouvido. O fundo musical, que dá o 'clima' de anúncio publicitário ou filme de terror, é captado enquanto o espectador está atento à fala e aos gestos do ator-personagem.

0 Pessoas comentaram:

.::Raposa Blog ::.