sábado, 29 de novembro de 2008

.:Origem dos nomes.

10 nomes de produtos de TI


iPod
Um free-lancer contratado pela Apple tinha uma obsessão em relacionar o ano do lançamento do tocador de músicas - 2001 - com o clássico filme de Stanley Kubrick. Ele o chamou de pod em homenagem à frase "Open the pod bay door, Hal" ("Abra a porta do compartimento, Hal", em tradução livre). A letra "i" foi o toque final para indicar que o produto era da Apple.


Blackberry
A RIM contratou uma consultoria para criar um nome para o aparelho desenvolvido para receber e-mails. O nome não poderia conter a palavra "e-mail", pois ela aumenta o estresse, segundo a consultoria. A inspiração veio do teclado do aparelho, que parecia com pequenas sementes. A empresa pensou em vários nomes de frutas, mas a blackberry (amora silvestre) venceu, por causa da cor do aparelho.

Firefox
O pessoal da Fundação Mozilla precisava de um nome que remetesse à essência do navegador de internet, mas que não estivesse em uso. Assim, os executivos batizaram o browser de Firefox, um nome alternativo para o panda vermelho. A explicação? "É fácil de lembrar, soa bem e é único. Nós gostamos", disseram os envolvidos na criação do produto. E ninguém havia escolhido.


Twitter
Para Biz Stone, co-fundador do Twitter, a maneira como as pessoas se comunicam por meio de seu aplicativo se assemelhava à dos pássaros. Assim, o nome do site acabou ficando "Twitter", que em inglês quer dizer gorjear - que significa "emitir sons melodiosos". É o que milhares de internautas estão fazendo hoje.


Windows 7
A Microsoft disse que o Windows 7 é o sétimo lançamento do sistema operacional. Só que as outras versões, como o 95 e o XP seguiram lógicas bastante diferentes. Vamos torcer para que a Microsoft tenha mais sorte com a sétima versão de seu sistema. Por que o Vista, atual sistema da empresa, não foi muito bem recebido no mercado.


ThinkPad
A venerável linha de notebooks da IBM surgiu em 1992, e seus criadores queriam um nome simples. Mas o novo produto não tem um número? Todo produto da IBM tinha que ter um número, diziam os executivos. No fim, a simplicidade ganhou e os números foram descartados. Em 2005, a linha de computadores foi vendida para a Lenovo.


Android
A história por trás do nome Android não é tão interessante quanto as pessoas esperam por ser pertencente ao Google. Em 2005, o Google comprou uma desenvolvedora de softwares para celular chamada Android Inc. O 'projeto ultra-secreto' da empresa era, certamente, o sistema operacional de código aberto para celulares.


wikipédia
Segundo a própria entidade que administra o site, o nome é uma mistura de wiki, tecnologia usada para criar sites colaborativos, e enciclopédia. Você sabe, aqueles livros grandes que as crianças copiavam para fazer trabalhos de escola. Aliás, coincidentemente, as pessoas fazem a mesma coisa com a Wikipédia hoje em dia.


Mac OS X
Além da letra X, que representa o numeral 10, o sistema operacional da Apple usa nomes de grandes felinos em cada grande atualização. Por exemplo, a versão 10.0 era chamada de Cheetah. As versões seguintes foram batizadas de Puma, Jaguar, Panther e Tiger. A atual se chama Leopard e a próxima será: Snow Leopard. Será que um dia a Apple vai percorrer toda a família dos felinos?


Red Hat Linux
Há várias explicações. "Primeiro, red (vermelho) é o símbolo da libertação e de desafio à autoridade", diz Bob Young, um dos co-fundadores da empresa. Também se diz que Marc Ewing, outro co-fundador, usava o chapéu vermelho de seu avô durante a faculdade e sua experiência com computadores era amplamente reconhecida.

0 Pessoas comentaram:

.::Raposa Blog ::.