terça-feira, 25 de novembro de 2008

Tratamento de imagens com o GIMP 2º Pt

Agora, vamos aprender a usar mais algumas ferramentas do programa. Nada muito complicado, mas que costuma provocar dúvidas em quem já está habituado com outros programas de edição de imagens. Para isso, vamos começar por abrir uma foto de dois simpáticos pingüins, cujas cores e corte já foram ajustadas de acordo com as instruções da primeira parte (Figura 1).



Clonagem para remover elementos

Você pode até discordar, mas achamos o pingüim de trás, com seu bico e pés alaranjados, muito mais bonito que o do primeiro plano. Que tal, então, eliminarmos este último da foto? A técnica para isso, que você também poderá usar para corrigir espinhas em fotos de adolescentes, lixo na areia da praia ou qualquer outra coisa que não deveria estar na imagem, consiste em copiar uma área “limpa” da foto sobre o que se deseja remover.

Para isso, selecionamos a ferramenta de clonagem ou “carimbo” (clone-stamp tool), ajustamos o tamanho do pincel e, importantíssimo, clicamos no ponto da imagem de onde queremos copiar o conteúdo enquanto pressionamos a tecla CTRL. A turma do Photoshop vai custar a se acostumar com isso, já que lá a tecla correspondente é a ALT. Com isso, marcamos o ponto a ser clonado – caso seja necessário altera-lo, é só segurar o CTRL e clicar em outro lugar.



Agora, basta segurar o botão do mouse (sem o CTRL) e “pintar” sobre a parte da imagem que você que apagar – o pingüim, em nosso exemplo (Figura 2). Repare que o ponto de origem marcado anteriormente se desloca junto com o destino, o que em algum momento provavelmente fará você copiar algo que não queria ou mesmo sairá da tela, ficando sem nada para copiar – é hora de selecionar a origem novamente.
Olhando o resultado (Figura 3), é difícil acreditar que havia um segundo pingüim na foto. Com alguma prática, você logo estará executando verdadeiras cirurgias plásticas com a ferramenta de clonagem. Naturalmente, ela funciona muito melhor quando temos uma grande área de textura uniforme a partir da qual copiar. Remover o mesmo pingüim da frente de um outro pingüim seria muito mais complicado, pois teríamos que reconstituir os pedaços não-visíveis da ave.



Camadas e mais camadas

Nossa próxima experiência requer algum entendimento da estrutura de camadas (layers) usada na maioria dos softwares gráficos. Quando abrimos uma imagem, ela é considerada a camada de Fundo (background). Clicando com o botão direito sobre o nome da camada, na palheta de camadas normalmente situada na lateral direita da tela, abrimos o menu de camadas, onde escolheremos “Editar Atributos da Camada” (Figura 4). Vamos alterar seu nome para “Pingüim”.



Em seguida, criaremos uma nova camada, clicando no ícone correspondente da palheta de camadas ou via menu “Camada”. Repare que a nova camada pode ter a cor de frente ou de fundo, ser branca ou transparente – escolhemos esta última opção (Figura 5). Também poderíamos definir um tamanho diferente e mudar o nome da camada, mas vamos deixá-la como está, “Nova Camada”.



Para o efeito que desejamos, é necessário trazer a camada “Pingüim” para o alto da pilha, à frente da “Nova Camada”. No Photoshop, depois que mudamos o nome da camada para que não seja mais tratada como fundo, bastaria arrastá-la para a posição desejada na palheta. No GIMP, isso só é possível depois que criarmos o canal de transparência da camada, por meio da opção “Adiciona Canal Alfa” daquele menu que abrimos clicando com o botão direito sobre o nome da camada. Feito isso, é só arrastá-la na palheta ou clicar nos ícones com as setas para cima e para baixo (Figura 6).



Borda com textura ao fundo

Agora vamos clicar no “olho” ao lado da camada “Pingüim” para que ela fique temporariamente invisível e possamos trabalhar com a camada de trás, que deve estar selecionada. Escolhemos a ferramenta de preenchimento (baldinho de tinta) na palheta da esquerda e o modo de preenchimento com textura, no quadro inferior. Clicando na área da imagem, ela será toda pintada com a textura “Pine”, cuja cor achamos que vai combinar com o bico e os pés do pingüim que restou (Figura 7).



Voltamos a clicar no “olhinho” ao lado da camada “Pingüim” para que ela reapareça e, no menu “Camada”, escolhemos o item “Redimensionar Camada”. Vamos reduzir sua largura de 500 para 450 pixels – a altura será reduzida proporcionalmente. O resultado é uma moldura com a textura que aplicamos à camada de trás, visível depois que a camada da foto foi reduzida (Figura 8).



O problema é que, como a redução foi proporcional, a espessura da borda superior e inferior ficou maior que a das laterais – para que isso não acontecesse, teríamos que ter desativado a “correntinha” que garante a proporcionalidade e digitado manualmente os valores de largura e altura ao redimensionar. Mas tudo bem, pois vamos usar essa diferença em nosso favor, clicando na camada “Pingüim” e movendo-a um pouco para cima, de modo a igualar a borda superior às laterais e criar um espaço onde incluiremos o título da foto (Figura 9).



Caixa de título com sombra

Para criar um fundo branco para o título, criaremos mais uma camada, batizada de “Nova Camada #1”. Com ela selecionada, usaremos a ferramenta de seleção retangular (a primeira da palheta de ferramentas) para marcar um retângulo de largura um pouco menor que a da foto do pingüim cobrindo metade da área inferior da moldura e continuando com a mesma altura por sobre a foto. Depois, escolhemos a ferramenta de preenchimento, a cor branca e clicamos na área selecionada para pintá-la (Figura 10).



A área recém-criada não é perfeita para colocarmos um título para a foto? Basta escolher a ferramenta de texto (a letra T na palheta da esquerda), selecionar a fonte e o tamanho desejados e clicar no lado esquerdo do retângulo branco. Também é possível ajustar o tamanho e a fonte depois de digitar o texto, para que ele fique melhor ajustado, ou arrastar a camada inteira, para alinhá-la (Figura 11).



Como toque final na composição, vamos dar um efeito de sombra na caixa de título. No Photoshop isso seria facílimo, já que o efeito “Drop-Shadow” resolve tudo. Como o GIMP ainda não tem esse tipo de efeito de camada, teremos que fazer tudo “na mão”. O primeiro passo é duplicar a camada do retângulo branco e pintar a que estiver mais para trás de preto, clicando no olho para tornar a da frente invisível (Figura 12).



Agora, clicamos no menu “Filtros”, Desfocar e “Desfocagem Gaussiana”



(Gaussian Blur). Para o tamanho desta imagem, escolhemos um raio de 25 pixels, ideal para deixar o retângulo preto bem borrado, como deve ser a sombra que queremos (Figura 13). Depois, é só mover a camada levemente para baixo e para a esquerda, que o trabalho está completo (Figura 14).







0 Pessoas comentaram:

.::Raposa Blog ::.