terça-feira, 2 de dezembro de 2008

.:Tire suas dúvidas após o Enem 2008.


Fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),e quer aprender a calcular sua média de acertos? Não sabe quantos pontos são necessários para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares? Esqueceu o título da redação e está com medo de tirar zero?
Tire suas duvidas AQUI

Preenchi o gabarito com caneta azul. Vou perder pontos?

Não, segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem, é possível preencher a folha de respostas com caneta azul ou preta ou a lápis. (Anteriormente, o Inep havia dito que o preenchimento a lápis poderia anular a prova. A informação estava errada e foi corrigida.)


É possível saber a média da prova objetiva?
Sim. A média da prova objetiva é calculada por uma fórmula simples. A parte objetiva da prova tem 63 questões, para conseguir sua média, basta fazer o seguinte:

- dividir seu número de acertos por 63;
- multiplicar o resultado por 100.

Vamos a um exemplo de quem acertou 43 questões entre as 63 possíveis:

- dividimos 43 por 63, o que resulta em: 0,6825;
- depois, multiplicamos 0,6825 por 100;
a média final é 68,25.

Como é calculada a nota da redação? É possível calcular quanto tirei?
A redação será avaliada por dois corretores, então, é impossível prever o julgamento dos examinadores. O que sabemos é que são avaliadas cinco competências no texto:

1 - Demonstrar domínio da língua escrita.
2 - Compreender o tema e desenvolver um texto dissertativo argumentativo.
3 - Selecionar, organizar e relacionar informações e argumentos para defender seu ponto de vista.
4 - Saber argumentar e defender sua idéia.
5 - Elaborar uma proposta de solução do problema do tema, respeitando os direitos humanos.

Cada uma das competências receberá uma nota, que pode ser 2,5; 5,0; 7,5; ou 10. A nota final será a média das notas dadas pelos dois corretores para todas as competências. Como ela estará numa escala de zero a dez, basta multiplicar por 10, para ter a pontuação final.

E se um corretor me dá nota zero e outro dá nota dez?
Se houver discrepância de cinco pontos entre as notas de cada corretor para cada competência (por exemplo, um deu 2,5 e o outro deu nota 10), a redação é avaliada por um terceiro corretor, que dará a nota final.
O terceiro corretor também é chamado se um dos corretores der nota zero e o outro pontuar alguma das competências.

Quando a discrepância entre os dois corretores é menor do que 5 pontos (por exemplo, um deu nota 2,5 e outro deu nota 5), fica valendo a média das duas notas (no caso do exemplo, 3,75).

Não coloquei título na redação, vou tirar zero?
Não. Segundo o coordenador do Enem, Dorivan Ferreira, não é obrigatório colocar título na redação. A redação só é anulada quando o aluno se identifica de alguma forma (assinando o texto ou colocando sinais, rabiscos ou desenhos. Se você escreve um i com pingo em forma de coração, pode ter seu texto anulado.

Não preenchi o questionário socioeconômico, vou ser prejudicado?
Não. O questionário não vale nota e seu preenchimento não é obrigatório. O Ministério da Educação (MEC) diz apenas que ele é uma oportunidade de demonstrar seu ponto de vista sobre seu ensino.

Fiz o Enem 2007 e o 2008. Posso usar a nota de qualquer um deles?
Depende. Para participar do ProUni é usada a média do último Enem realizado – no caso, o de 2008.

Para a seleção de instituições específicas, é necessário consultar o edital caso a caso. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, aceita a nota das duas últimas edições do Enem e utiliza a que for melhor para o candidato. Vale ressaltar que isso varia conforme a instituição de ensino superior.

Quantos pontos no Enem são necessários para o ProUni?
Para concorrer a uma vaga no ProUni, o estudante deve obter média mínima de 45 pontos no Enem. Isso significa que, se tirar 45 pontos (em 100 possíveis) na redação e 45 pontos (em 100 possíveis) nas questões, por exemplo, o candidato está apto a concorrer às bolsas de estudo. Se o candidato tirar zero na redação e 90 nas questões, terá média de 45 e poderá concorrer ao ProUni. Quanto maior a nota, mais chances o aluno tem de conquistar a vaga.

Tirei 68,25 pontos na parte objetiva, isso é uma nota boa?
Depende. Se você pretende ganhar uma bolsa no curso de medicina, pode não ser suficiente. Mas para outros cursos, a nota pode ser suficiente, se combinada a um bom número de pontos na redação.

Quando saem os resultados?
Os gabaritos oficiais podem ser consultados aqui. O resultado completo, com sua nota detalhada, não tem data de divulgação marcada pelo MEC. A previsão é de que o boletim de desempenho seja enviado via Correio na segunda quinzena de novembro.

Só posso ver a nota no boletim?
Não. O MEC também divulga o resultado em seu site www.enem.inep.gov.br, e ele deve estar disponível na segunda quinzena de novembro.

Qualquer um pode acessar minha nota no site?
Não. O resultado é sigiloso e só poderá ser acessado com o código do candidato.

0 Pessoas comentaram:

.::Raposa Blog ::.