quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Por que esses nomes?

Saiba como foi escolhido e qual o motivo dos nomes das grandes tecnologias atuais.

tecnologia


IPod: Um free-lancer contratado pela Apple tinha uma obsessão em relacionar o ano do lançamento do tocador de músicas - 2001 - com o clássico filme de Stanley Kubrick. Ele o chamou de pod em homenagem à frase "Open the pod bay door, Hal" ("Abra a porta do compartimento, Hal", em tradução livre). A letra "i" foi o toque final para indicar que o produto era da Apple.

Firefox: O pessoal da Fundação Mozilla precisava de um nome que remetesse à essência do navegador de internet, mas que não estivesse em uso. Assim, os executivos batizaram o browser de Firefox, um nome alternativo para o panda vermelho. A explicação? "É fácil de lembrar, soa bem e é único. Nós gostamos", disseram os envolvidos na criação do produto. E ninguém havia escolhido.

Twitter: Para Biz Stone, co-fundador do Twitter, a maneira como as pessoas se comunicam por meio de seu aplicativo se assemelhava à dos pássaros. Assim, o nome do site acabou ficando "Twitter", que em inglês quer dizer gorjear - que significa "emitir sons melodiosos". É o que milhares de internautas estão fazendo hoje.

Wikipedia: Segundo a própria entidade que administra o site, o nome é uma mistura de wiki, tecnologia usada para criar sites colaborativos, e enciclopédia. Você sabe, aqueles livros grandes que as crianças copiavam para fazer trabalhos de escola. Aliás, coincidentemente, as pessoas fazem a mesma coisa com a Wikipédia hoje em dia.

Vi isso no Photobucket

0 Pessoas comentaram:

.::Raposa Blog ::.